Analytics

18 de fevereiro de 2011

Adultério

Olá Netos Cibernéticos!

A Velha foi ver a montagem “Adultério” da Cia Atores de Laura.



  
“Adultério” é uma criação coletiva da Cia. Atores de Laura, há 18 anos se dedicando a pesquisa teatral. Um exemplo para os jovens que estão começando sua vida no teatro. A montagem é inspirada no mundo descrito por Luigi Pirandello e tem como tema central a infidelidade conjugal, seja ela no casamento hetero, homo ou miscelâneassexual (como a Velha gosta de chamar as conexões de pessoas e coisas que não se encaixam num padrão social sexual).
A montagem já começa com uma cena ótima, nada convencional, previsível ou redundante, onde noivo e noiva ao entrar na Igreja iniciam uma conversa surreal sobre acontecimentos do futuro; vozes do que será o casamento real destoam dos corpos que sonham que este amanhã seja bom.
Os três minutos que dura esta cena inicial já nos deixa claro que não será possível prever o que vai acontecer durante o desenrolar da trama, e nem adianta tentar Neto Cibernético, é realmente impossível não ser enganado. O melhor de tudo é que as histórias originam novas ligações entre as personagens e não se sabe com exatidão onde uma cena termina e a outra começa, todas entrelaçadas pela traição.
Os nomes das personagens da montagem são nomes de personagens de Pirandello. A Cia. usa e abusa com grande maestria e fluência citações do autor (em alguns momentos é dito que o texto é de Pirandello, mas na grande maioria o texto é inserido com naturalidade e elegância, o que a Velha adora).  “Adultério” é, de longe, uma das montagens que melhor soube entender e utilizar o metateatro proposto por Pirandello, fazendo com que a trama seja a cada minuto que passa uma surpresa, onde o espectador é enganado, traído, pois ele não sabe mais o que é verdade, o que é história ‘real’, o que é teatro ou metateatro. Uma montagem que comete, propositadamente, um adultério teatral.
A dramaturgia é excelente. O texto é fluente e proporciona aos atores um divertimento enquanto apresentam. A direção de Daniel Hertz é impecável, merecedora de aplausos e gritos de ‘bravo’ (a Velha tentou gritar, mas não tenho mais tanta força para isso, consegui apenas sussurrar um ‘bravo’, antes de cair sentada na cadeira cansada só pelo fato de tentar emitir um som um pouco mais alto). O cenário é simples e prático, muito bem pensado por Fernando Mello da Costa e Rostand Albuquerque. A iluminação de Aurélio de Simoni completa o cenário e ajuda na criação dos climas das cenas, ótima também. Porém, e sempre tem um porém, o figurino de Patricia Muniz deixa a desejar em alguns momentos.
Todo o elenco se completa, fica claro que o trabalho de grupo desenvolvido pela Cia Atores de Laura é uma troca com respeito entre cada um dos componentes da montagem. Ana Paula Secco é a única que destoa dos demais, pois infelizmente usa a mesma entonação em todas as suas personagens, deixando claro que é a maneira da atriz se comunicar e não das personagens em si. Secco consegue ter um pequeno destaque quando interpreta a empregada, em uma das cenas. Anderson Mello e Verônica Reis estão bem em cena, Márcio Fonseca está ótimo, com momentos de realce em sua atuação, mas o destaque fica por conta de Leandro Castilho e Paulo Hamilton, ambos excelentes durante toda a apresentação e juntos proporcionam ao espectador o auge da montagem, na cena que se inicia mostrando o casamento homossexual e seus adultérios. Para a Velha este é o melhor momento de todos, onde está presente toda a proposta da montagem, do adultério em si as surpresas dentro do universo de Pirandello. Uma cena perfeita com atores impecáveis.
“Adultério” é uma montagem que deve ser vista por todos os meus Netos Cibernéticos. Um exemplo do bom teatro feito em grupo.

Classificação da Velha: ESPETÁCULO! (entenda a classificação aqui)

Observação: A Velha sabe que para ser espetáculo tudo precisa estar perfeito, mas mesmo com alguns problemas, a montagem merece ser classificada como espetáculo.

Sigam a Velha no Twitter e fiquem por dentro das atualizações do blog e novidades! 

Informações sobre a montagem:

Adultério
Texto: Cia Atores de Laura
Direção: Daniel Herz
Elenco: Ana Paula Secco, Anderson Mello, Leandro Castilho, Marcio Fonseca, Paulo Hamilton e Verônica Reis.
Onde: Teatro Gláucio Gil
Quando: até 28 fev 2011 / sábado e domingo 21h | segunda 20h
Quanto: R$ 30.00 (inteira) / R$ 15,00 (meia-entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário